Longa de 2000 pode ser assistido gratuitamente, mas dublagem gera controvérsias entre os fãs

O clássico Street Fighter Alpha: O Filme (conhecido no Japão como Street Fighter Zero) foi disponibilizado gratuitamente no YouTube pelo canal oficial da NetMovies nesta quarta-feira, dia 19. A versão dublada em português já havia aparecido anteriormente no catálogo da Prime Video, mas agora está acessível ao grande público por meio da plataforma de vídeos.

Contudo, a dublagem tem gerado polêmica desde sua chegada em 2020. Produzida fora do Brasil — com indícios de que foi realizada pelo estúdio Voxx Studios, de Los Angeles — a versão não credita os dubladores, o que pode violar a Lei 14.287/2021, que assegura aos profissionais de voz o direito de serem identificados nos créditos.

Além disso, fãs apontam problemas técnicos na adaptação, incluindo vozes mal escaladas e traduções inconsistentes de termos clássicos da franquia Street Fighter.

Entenda a Produção de Street Fighter Alpha: O Filme

Lançado diretamente para o mercado de vídeo japonês em 2000, Street Fighter Alpha: O Filme não tem relação com o popular anime Street Fighter II Victory, exibido no Brasil pelo SBT e disponível em plataformas como Prime Video e Netflix.

O longa foi dirigido por Shigeyasu Yamauchi, nome conhecido entre os fãs de animes por seu trabalho na Saga Majin Buu em Dragon Ball Z e no filme Prólogo do Céu, de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Sinopse Oficial

“Os mestres das artes marciais, Ken e Ryu, se unem por causa da morte misteriosa de seu mestre, mas agora os dois guerreiros devem superar um desafio que jamais enfrentaram antes.”

O enredo busca explorar o laço fraternal entre os dois protagonistas e os dilemas que enfrentam com a descoberta de seus passados e os segredos por trás de seus poderes — tudo isso dentro de uma trama recheada de lutas e temas como honra e superação.

Vale a Pena Assistir?

Para os fãs nostálgicos da franquia Street Fighter, especialmente aqueles que acompanharam os jogos e animações nos anos 90 e 2000, o filme é uma boa pedida para relembrar uma estética e ritmo típicos da época. No entanto, vale o aviso: a dublagem pode não agradar aos mais exigentes, especialmente em se tratando de fidelidade e qualidade de interpretação.

Apesar das críticas, o lançamento gratuito do filme no YouTube é uma oportunidade de (re)descobrir uma parte importante da história animada da franquia, especialmente em um momento onde Street Fighter 6 e outras adaptações reacendem o interesse pela série.

Deixe seu comentário:
Share.

Novidades sobre Tecnologia, Games e Curiosidades no Mundo Virtual.

Comments are closed.