Compositor do Dragon Quest, Koichi Sugiyama, morre aos 90 anos
O site oficial de Dragon Quest, série de jogos de RPG da Square Enix anunciou que o compositor Koichi Sugiyama faleceu em 30 de setembro por choque séptico. Ele tinha 90 anos.

Sugiyama é mais conhecido por seu trabalho na longa série Dragon Quest , começando com o primeiro jogo da série em 1986. Ele compôs mais de 500 peças para a série desde então. No anúncio da morte de Sugiyama, Square Enix informou que o seu trabalho para o próximo Dragon Quest XII: The Flames of Fate ( Dragon Quest XII: Erabareshi Unmei não Honoo ) jogo será o seu último trabalho. A icônica “Overture: Loto’s Theme” do Dragon Quest foi tocada como a primeira música que deu início ao Desfile das Nações dos atletas durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio em julho.
Além disso, Sugiyama compôs música para anime, como a segunda série de televisão Cyborg 009 , Space Runaway Ideon , Dragon Quest: Dai no Daibōken (e outros anime Dragon Quest) que ficou conhecido no Brasil como Fly: O Pequeno Guerreiro e Guerreiras Mágicas de Rayearth. Ele também fez a trilha sonora do filme de efeitos especiais Godzilla vs. Biollante.
O legado de Sugiyama continua marcado por declarações polêmicas, muitas vezes ecoando a retórica política conservadora e de direita japonesa. Ele escreveu uma carta opondo-se à Resolução 121 da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em 2007. A resolução pedia ao governo japonês que se desculpasse para “confortar as mulheres” que se tornaram escravas sexuais dos soldados japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Na mesma carta, ele negou a ocorrência do Massacre de Nanquim perpetrado pelo Exército Imperial Japonês. Ele apareceu em um programa de 2015 ao lado dos políticos Mio Sugita e Kyōko Nakayama, denunciando indivíduos LGBTQ + como “improdutivos” porque não têm filhos, e descartou preocupações sobre as altas taxas de suicídio na comunidade LGBTQ +.