Não é de hoje que os eSports estão estabelecidos no mundo todo, num mercado que envolve milhares de pessoas e milhões de dólares. Cada vez mais o Brasil caminha para ser uma potência na categoria. Eventos de notável grandeza já são rotina no país, como etapas decisivas em grandes espaços de eventos, em estádios de futebol ou até mesmo transmitidas em salas de cinema. Personalidades como o ex-atacante e hoje empresário, Ronaldo “Fenômeno”, investem pesado no mundo de “League of Legends”. A modalidade impulsiona diversas verticais de negócios, que vão desde os direitos de transmissão de tvs, até o mercado de apostas esportivas.
Desenvolvedora do LoL, a Riot Games divulgou uma lista com os 20 melhores atletas da categoria, baseada em números de performance da última temporada. Para formar o ranking, quatro quesitos básicos do jogo foram considerados pela Riot: características individuais, desempenho em ligas regionais, rendimento no Mundial 2018 e perspectivas para o futuro.
O sul-coreano Lee “Faker” Sang-hyeok reinou absoluto no circuito mundial de craques do League Of Legends durante um longo período. Na última temporada completa, Faker foi surpreendido por uma nova geração de jogadores, todos asiáticos como ele. No Mid-Season Invitational (M.S.I.) de “League of Legends” em 2017 o craque recebeu sua medalha de campeão justamente das mãos do agora investidor Ronaldo “Fenômeno”. A simbologia desse acontecimento visava transferir o apelido elogioso de um para o outro. O nível da concorrência subiu exponencialmente, deixando de fora do último Mundial.
O Mundial de League of Legends (LoL) 2018 aconteceu entre outubro e novembro e contou com a participação de 24 times profissionais, entre eles o time brasileiro KaBuM! e-Sports. A equipe acabou eliminada na primeira fase. Foram US$ 2,2 milhões em prêmios, algo em torno de R$ 8,8 milhões em conversão direta. Uma quantia assustadora. O título ficou com a equipe Invictus Gaming, que tem alguns dos principais integrantes do ranking de melhores da Riot. Enquanto não chega o mundial 2019 da categoria, conheça esses e outros craques do League Of Legends, que prometem dar o que falar na temporada 2019.
Uzi – Royal Never Give Up
O chinês Jian “Uzi” Zi-Hao é inquestionavelmente o grande craque de League of Legends da atualidade. Campeão do Mid-Season Invitational, chamado de “Mundialito”, e do segundo split da LPL em 2018, o chinês perdeu a chance de alcançar ”tríplice coroa” na temporada, ao ser eliminado com sua equipe nas quartas-de-final do mundial. Mesmo assim, Uzi segue sendo o melhor jogador do momento. O craque é conhecido há algum tempo por ser um atleta de mecânica bem estruturada, mesmo falhando ao tomar decisões estratégicas em ocasiões pontuais. Ao melhorar nesse quesito, Uzi deslanchou e ocupou o trono de rei da modalidade.
Rookie – Invictus Gaming
Song “Rookie” Eui-jin está no auge. Atuando na League of Legends Pro League (LPL) há quatro anos, o sul-coreano é campeão mundial com a equipe chinesa Invictus Gaming. Rookie se sobressaiu em 2018 com jogadas antológicas e um invejável espírito de equipe. Além do mundial, o atleta conquistou o posto de segundo melhor de sua região ao angariar diversos prêmios de MVP (jogador mais valioso) no segundo split da temporada. É um dos principais líderes na Invictus, por conta da experiência de atuar profissionalmente na China.
Score – KT Rolster
O veterano Go “Score” Dong-bin está na mesma equipe há quase sete anos, o que é raro no mundo de LoL. O sul-coreano tem algumas deficiências mecânicas, porém é um exímio estrategista. Score é o melhor jungler do mundo há anos e isso não parece que vai mudar. O caçador da KT se destaca pelo seu jeito de planejar e executar seu jogo. A velocidade do raciocínio de Score impressiona. No entanto, Score também ficou famoso por sempre “bater na trave” – disputou seis playoffs do tradicional torneio nacional da Coréia do Sul e só venceu uma vez.
Kiin – Afreeca Freecs
Quando se destacou pela Ever8 Winners, Kim “Kiin” Gi-in, da Coréia do Sul, ativou o olho clínico dos especialistas da Afreeca Freecs, equipe que o contratou imediatamente, mesmo após queda de sua equipe para a segunda divisão sul-coreana de LoL. No novo time, Kiin precisou substituir o consagrado Jang “MaRin” Gyeong-hwan, talvez o maior top-laner da história. Conhecido por um estilo agressivo, o coreano de 19 anos costuma levar a melhor com campeões carregadores. Outro ponto que favorece Kiin nesse ranking é a sua atitude competitiva flexível, que se encaixa em diversos momentos distintos do time.
Ruler – Gen.G. Team
Campeão mundial em 2017 pela Samsung Galaxy e hoje jogador da Gen.G, Park “Ruler” Jae-hyuk é firme na fase de rotas, cuidadoso em posicionamentos no mapa e bastante agressivo na hora de atacar. O sul-coreano tem personalidade forte e muito conhecimento técnico a respeito do jogo. Ele foi o único atleta de LoL da elite a não utilizar o patch 8.11, preferindo atuar com atiradores clássicos. Com apenas 19 anos, Ruler é uma grata surpresa entre os competidores de League of Legends. Com tanto reconhecimento na última temporada, espera-se que Ruler consiga uma conquista importante em 2019, como a League Champions Korea (LCK).